sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Refúgio na Mantiqueira (Revista Menu)

Santo Antônio do Pinhal vira destino de quem foge do agito da vizinha Campos do Jordão durante os meses de inverno

Por Beatriz Marques,
de Santo Antônio do Pinhal












Petit pinhão
Por Anouk Vasconcelos Rosas, do Donna Pinha

3 ovos; 100 g de açúcar refinado; 50 g de açúcar mascavo; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de manteiga; 2 xícaras (chá) de pinhão cozido e processado; 2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas; 1 xícara (chá) de uva passa; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 1 colher (café) de bicarbonato de sódio; 1 colher (café) de especiarias (canela e cravo em pó)

Calda de chocolate
200 g de chocolate meio-amargo; 100 g de chocolate ao leite; 20 ml de creme de leite fresco

Calda derreta os chocolates em banho-maria. Depois de derretido, retire o chocolate do fogo e misture o creme de leite. Mexa bem até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Petit pinhão bata os ovos em uma tigela até adquirem volume. Adicione o açúcar refinado e o mascavo e bata mais um pouco. Acrescente os demais ingredientes, misturando sempre, deixando por último as frutas cristalizadas, as uvas-passas e o pinhão. Unte forminhas de petit gâteau com manteiga, adicione a massa e leve-as para assar em forno médio preaquecido, a 180ºC, por 40 minutos.

Para servir desenforme o petit pinhão num prato de sobremesa e cubra-o com a calda de chocolate. Sirva quente, acompanhado de sorvete de creme.

Dica da chef o petit pinhão fica mais saboroso quando servido quente, em contraste com o sorvete gelado. Para variar, sirva com sorvetes de sabores diferentes, de acordo com sua preferência.

Rendimento 10 porções preparo 1 hora execução moderada

Anouk Vasconcelos Rosas, chef da Donna Pinha



Donna Pinha
Estrada de Santo Antônio do Pinhal (SP 46), 2.006 - Jardins dos Pinhais Eccoparque (12) 3666-2669 - Santo Antônio do Pinhal - SP

Fonte: Revista Meu

0 comentários:

Postar um comentário